Escolha uma Página

A região das “Costas” é extremamente complexa, formada pela coluna vertebral, costelas, escapulas, músculos, ligamentos e muito mais. As dores nas costas podem ter vários fatores causais e para tratarmos uma dor é preciso identificar o que esta gerando esse problema.

Poderíamos então falar de várias receitas para aliviar a dor, como colocar compressa quente, compressa de gelo, fazer massagem, deitar com as pernas flexionas, alongar, etc.

Mas será que é o correto a fazer? Qual é o modo certo de aliviar a dor nas costas? Depende!

Para tratarmos uma lesão muscular por exemplo é usado técnicas diferentes do que é usado para lesões articulares e somente após a avaliação do fisioterapeuta que iremos identificar a causa da dor e aí sim trata-la de forma correta. A dor nas costas, pode ser gerada por stress, fazendo com que o músculo fique tenso ou então por alteração da coluna cervical ou do quadril, por exemplo. Há inúmeros fatores que podem causar dor nas costas ou em qualquer parte do corpo.

Quando há dor o correto a fazer é procurar o médico ou o fisioterapeuta diretamente, para um tratamento adequado. O fisioterapeuta irá avaliar, prescrever a fisioterapia e também dar alta do tratamento.

O que podemos fazer é prevenir a dor. A prática de atividade física moderada e com frequência favorece a saúde integral do corpo humano, além de evitar doenças e ajudar na postura corporal. Sentar de forma correta para assistir televisão, usar colchão adequado e travesseiros bons também podem fazer a diferença.

A dor nas costas pode ser evitada e tratada!